FAQ - PERGUNTAS FREQUENTES

Somos uma plataforma que facilita a compra de combustível através do seu smartphone. Você pode acessar a Apetrus pelo seu navegador ou aplicativo, que já está disponível para o Google Play e App Store.

As grandes redes de postos já desenvolveram seus aplicativos para abastecimento, facilitando a compra e venda de combustíveis. Não fique para trás! Faça a tecnologia trabalhar ao seu favor e comece já a utilizar a Apetrus.

A Apetrus dá mais comodidade à você e aos seus clientes. Uma delas é colocar seu posto online, mostrando sua localização para os usuários. Diminua o custo da sua operação, acelere o tempo de pista e agilize o abastecimento. Tudo é feito com rapidez e segurança direto do smartphone do seu cliente. Ofereça formas de pagamento diferenciadas, ofereça descontos para o seu cliente enviando notificações para seu celular, faça convênios para aumentar a recorrência de abastecimentos e muito mais!

Estamos constantemente pensando em melhorias para ajudar o seu negócio. Tem uma ideia que quer implantar no seu posto? Manda para a Apetrus! É só enviar um e-mail para contato@apetrus.com.br

Ao cadastrar seu posto na Apetrus, ele fica disponível para os nossos usuários, que compram combustível pelo aplicativo e recebem notificações de promoções em seus smartphones. Os frentistas autorizam o voucher de compra, realizam o abastecimento e o cliente recebe a nota fiscal, tudo sem descer do veículo. Tenha um melhor controle de caixa e otimize seu posto com a Apetrus!

Pedimos o seu e-mail para efetuar seu cadastro e entrar em contato, além de informar sobre atualizações e novas funcionalidades. Não enviaremos e-mails desnecessários, sabemos como o seu tempo é importante.

Digite “apetrus.com.br” no navegador do seu computador e no lado direito você verá a opção “Apetrus no seu posto”. Clique nela para iniciar o seu cadastro e depois clique em “Quero começar”. Para o seu primeiro acesso, clique na opção “Cadastre-se”. Preencha seus dados, cadastre sua foto e confirme seu cadastro no link que chegará no seu e-mail.

No site da Apetrus, clique em “Apetrus no seu posto”. Essa é a sua tela de login. Preencha os dados conforme o que foi feito durante o cadastro e acesse sua conta na nossa plataforma.

Procure pela opção “Meus Postos”. Clique no “+” no lado direito da tela e digite as informações do seu posto. Clique em “Salvar” e depois em “Começar”. Pelo endereço informado, vamos identificar onde está o seu posto para que seu negócio seja facilmente localizado pelos seus clientes na nossa plataforma. Coloque os preços dos combustíveis na bomba. Caso você não venda alguma das opções disponibilizadas, deixe o valor como “zero”. Quando preencher os valores, clique em “Salvar e Finalizar”.

Faça o seu login, clique no seu menu e procure pela opção “Meios de Pagamento”. Clique no “+” (mais) no lado direito da tela e digite as informações da sua maquineta. Escolha o tipo e depois clique em “Salvar”. Para conectar sua maquineta é só apertar no botão. Quando estiver verde, ela estará cadastrada e pronta para receber pagamentos.

Seu posto só fica visível para os usuários enquanto tiver uma oferta cadastrada, tendo desconto ou não, e você só poderá fazê-las após inserir uma maquineta. Veja como no nosso FAQ.

Lembre-se que você pode encerrar a oferta a qualquer momento. É só clicar na oferta, que tem o ícone da mão, e informar o motivo do cancelamento. Clique em “Confirmar” e sua oferta estará cancelada. Sua oferta é automaticamente cancelada no fim do prazo ou quando acabam os litros estabelecidos por você. Mantenha as ofertas atualizadas para manter o interesse dos clientes e aparecer na plataforma da Apetrus. Ficou com alguma dúvida? Entre em contato que a gente te ajuda.

Clique no seu menu e procure pela opção “Editar dados do Posto”. Carregue uma imagem do seu posto como capa e faça o recorte. Faça o mesmo com a marca utilizada pelo seu posto como logo. Confira se o endereço está correto e ajuste se achar necessário. É assim que seu posto será localizado facilmente na Apetrus. Caso necessite fazer alguma alteração no cadastro do seu posto é só acessar essa página.

Você oferece outros serviços como conveniência e troca de óleo? Adicione eles ao perfil do seu posto! Faça o seu login, clique no seu menu e procure pela opção “Editar dados do Posto”. Desça a página e clique nos itens disponíveis. Informe o horário de funcionamento do seu estabelecimento para concluir.

Procure pela opção “Frentistas” no menu. Clique no “+” no lado direito da tela e insira o e-mail do frentista e clique em “consultar e-mail”. Depois é só adicionar as demais informações solicitadas e clique em “salvar usuário”. Para completar o cadastro do frentista, digite o endereço dele e clique em “Salvar”. Verifique as informações e clique em “Confirmar Cadastro”. Pronto! Seu frentista já está cadastrado na Apetrus. Se tiver dúvidas, entre em contato com a gente!

Você deve ter em mãos o PV (Ponto de Venda), que é o número de filiação único para cada estabelecimento, e o token, que é o código de segurança gerado pela Rede para garantir a integridade da transação. Esses códigos, ambos gerados pela Rede, são as credenciais de autenticação entre a plataforma da Apetrus e o seu estabelecimento.

Para solicitar o credenciamento e realizar a integração à sua aplicação, entre em contato com a Central de atendimento da Rede: 4001 4490 (capitais e regiões metropolitanas) / 0800 728 4490 (demais localidades). Quando o credenciamento for realizado, você será notificado via e-mail com o número de filiação (PV) e receberá as orientações para acessar ao portal da Rede junto com suas credenciais para integração.

O token é uma chave de uso confidencial, gerada no portal da Rede. Para gerá-la, certifique-se que seu usuário possua perfil de administrador. Acesse o menu: e.Rede > Configurações > Geração de token e clique em “Gerar token”. Em caso de perda ou esquecimento do token, um novo deverá ser gerado e a configuração da API deverá ser alterada, para que as transações continuem sendo enviadas à Rede.

Em “Início”, procure o ícone da bomba para estabelecer o preço por litro do combustível escolhido e clique nele. Clique em “Novo preço”, coloque o preço do combustível na bomba, data de início e a validade do preço. Você também pode agendar o preço da bomba para datas futuras. Se quiser cancelar o preço da bomba é só clicar no “X” em vermelho ao lado e informar o motivo. Sua oferta é automaticamente cancelada no fim do prazo ou quando acabam os litros estabelecidos por você.

Vá para o seu menu e clique em “Início”. Clique em “Nova Oferta“. Caso você queira divulgar o preço na bomba, deixe o desconto como “zero”. Estabeleça uma data para o fim dessa oferta e divulgue a quantidade de litros disponíveis. Você também pode oferecer um desconto para os usuários, é só informar a porcentagem de desconto escolhida. Atenção! Você só pode fazer isso uma vez por dia. É fazendo uma oferta que você aparece para os usuários.

Ao oferecer um desconto a partir de 3% aos usuários, você tem direito a fazer uma promoção. Escolhendo essa opção, os usuários recebem uma notificação da sua oferta. Defina a porcentagem de desconto escolhida, data de início e fim da promoção, assim como a quantidade de litros escolhida, confira o preço por litro ao lado e selecione a opção da promoção. Você ainda pode determinar a quantidade de litros que cada usuário pode comprar e a forma de pagamento. Qualquer dúvida é só entrar em contato!

Sim! A Apetrus pensou em facilitar a vida do gestor para a realização de parcerias e convênios para aumentar a recorrência de vendas e a fidelidade dos clientes ao seu posto. Para isso é só oferecer um código promocional ao seu conveniado! Veja como no nosso FAQ.

Vá para o seu menu e clique em “Início”. Procure o ícone do cupom no combustível desejado e clique nele. Em seguida, clique na opção “Novo código promocional”. Você vai escolher o texto do código para que os clientes preencham na hora da compra, a quantidade de litros disponível para o código, o desconto oferecido, a data de início e fim (se houver) do código e demais opções para customizar sua condição especial, como a forma de pagamento. A Apetrus faz mais pelo seu negócio!

Você pode efetuar sua compra através de dinheiro, e cartões de crédito e débito. Tem um outro método de abastecimento que você gostaria de utilizar? Envie para a Apetrus! Estamos sempre em busca de melhorias para você.